A Grande Controvérsia 2012-11-10 00:02:00

Carne cozida em altas temperaturas aumenta risco de câncer de próstata

Os hambúrgueres produzem mais cancerígenos do que bife

Uma pesquisa realizada pela Universidade do Sul da Califórnia publicada no jornal britânico Daily Mail alertou para os riscos do consumo de carnes cozidas em altas temperaturas, como é o caso dos hambúrgueres. Eles podem aumentar em até 40% as chances de câncer de próstata. Cozida desta forma, a carne danifica o DNA, sendo que a carne vermelha representa maior perigo, conforme apontou o estudo realizado com quase 2 mil homens, que tinham por hábito comer o alimento produzido desta maneira. Os que consumiam mais uma porção e meia de carne vermelha por semana tinham mais 30% de chances de contrair câncer de próstata.
Quando a proteína é cozida a temperaturas elevadas durante longo período de tempo a gordura da carne encosta no fogo, o que cria uma chama que deposita química no organismo, formando as aminas heterocíclicas e os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos. Há evidências que ambas as substâncias contribuem para determinados tipos de câncer, incluindo o de próstata.
Em se tratando de hambúrgueres, o risco de acumulação de cancerígenos é ainda maior, uma vez que podem alcançar altas temperaturas, tanto interna quanto externamente, mais rápido que um bife comum.
Por Yasmin Barcellos

Comentarios

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.