Europa atravessa "tragédia social" ligada a desemprego

Europa atravessa «tragédia social» ligada a desemprego

por Lusa, texto publicado por Isaltina Padrão     Hoje
Europa atravessa "tragédia social" ligada a desemprego

O ministro Miguel Relvas afirmou hoje que a Europa atravessa uma «tragédia social» referindo-se aos números do desemprego e apontou esta questão como a «principal preocupação» do Governo salientando que são necessárias «políticas» para «ultrapassar» o problema.

Em Braga, à margem da assinatura do terceiro Protocolo de Colaboração com as Associações Juvenis e Desportivas ao abrigo do programa Impulso Jovem, o ministro dos Assuntos Parlamentares disse «não é o Governo que vai dar estágio» e «criar» postos de trabalho.
No entanto, Relvas ressalvou que cabe ao Governo «disponibilizar meios» e «criar condições» para que jovens e empresas venham a ter «capacidade» para «tornar aquilo que hoje não é permanente num pleno emprego».
Segundo disse Relvas, existe «uma tragédia na Europa, uma tragédia social que é o desemprego» apontando a obrigatoriedade de o combater.
«Temos que ter políticas, temos que ser capazes de ultrapassar essa mesma realidade e isso não se faz com discursos, faz-se com atos».
Como exemplo, o ministro apontou o programa Impulso Jovem que, disse, prevê-se que atinja os «90 mil jovens».
«Portugal precisa que este programa tenha sucesso. São 344 milhões de euros para implementar esta iniciativa», disse, classificando a iniciativa como «atrativa» mas que precisa de ser «valorizada» que isso não cabe apenas ao Governo.
«Na mão do Governo está disponibilizar os meios, criar as condições e proporcionar os programas. Não é o Governo que vai dar estágios, que vai criar estes postos de trabalho não permanentes. É a sociedade», disse.
O objetivo, referiu, é dotar os «jovens que entram agora em estágio para que possam vir a ter capacidade para tornar aquilo que hoje não é permanente num pleno emprego».
O referido protocolo permitirá às instituições co-signatárias a contratação de jovens qualificados nas condições previstas pela medida «Passaporte Emprego Associações e Federações Juvenis e Desportivas».
O acordo vincula as oito instituições a colaborarem na promoção de medidas que «contribuam para promover oportunidades de ingresso no mercado de trabalho para os jovens, oferecendo-lhes uma formação em contexto de trabalho numa entidade da economia social, contrariando a tendência de aumento do desemprego estrutural», de acordo com o texto do protocolo.
Os jovens desempregados, entre os 18 e os 30 anos, inscritos nos centros de Emprego há pelo menos quatro meses poderão beneficiar deste programa, que proporciona experiências de trabalho e cria, através da realização de estágios, oportunidades de integração em associações e federações juvenis e desportivas proporcionando a estas «o acesso a mão-de-obra qualificada» e «permitindo um maior desenvolvimento deste setor tão importante para a economia portuguesa», ainda segundo o mesmo texto.
O Plano Estratégico de Iniciativas à Empregabilidade Jovem e de Apoio às PME – IMPULSO JOVEM – foi aprovado em junho e dispõe de 344 milhões euros de financiamento comunitário (FSE e FEDER), oriundos da reprogramação do QREN, podendo vir a abranger um universo potencial de 90 mil jovens, de acordo com as projeções do Governo.
FONTE

Comentarios

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.