Reino Unido vai a julgamento por tortura no Quênia, sua ex-colônia

ÁFRICA
16/07/2012 – 11h24 | Roberto Almeida | Londres
Reino Unido vai a julgamento por tortura no Quênia, sua ex-colônia
Londres é acusada de ter permitido o linchamento, castração e estupro de quenianos ligados à revolta Mau Mau

O governo britânico vai a julgamento a partir dsta segunda-feira (16/07), em Londres, pela repressão violenta à revolta Mau Mau, que resultou em milhares de mortes no Quênia, sua então colônia, entre 1952 e 1960. O exército do Reino Unido teria sujeitado quenianos ligados ao grupo pró-independência a linchamentos, castrações e estupros, além de confiscar bens e propriedades.

Efe

Cameron recebeu carta do arcebispo sul-africano Desmond Tutu pedindo reparação aos envolvidos na revolta Mau Mau

O processo, movido por quatro quenianos, é amparado por documentos de um arquivo que foi mantido em sigilo em Londres durante cinco décadas, até ser revelado pelo jornal The Times no ano passado. A série de reportagens, baseada nos achados do arquivo, mostrou em detalhes a operação para abafar a violência colonial no Quênia e atiçou os ânimos de ativistas de direitos humanos.
O arcebispo Desmond Tutu, ganhador do Nobel da Paz por sua luta anti-apartheid na África do Sul, saiu em defesa dos quenianos após tomar conhecimento do arquivo. Tutu escreveu há seis meses uma carta direcionada ao primeiro-ministro David Cameron, do Partido Conservador, para que os danos sejam reparados.
“Que mensagem o governo britânico manda para os países africanos que agem com impunidade ao tentar obstruir essas alegações de tortura? Como considerar isso outra coisa senão um ‘faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço’, com sua inevitável hipocrisia?”, afirmou o arcebispo. A carta até hoje não foi respondida.

Sobreviventes no tribunal

Paulo Nzili, de 85 anos, ex-membro do grupo étnico Kamba, será um dos que irá prestar depoimento. Ele afirma ter sido espancado e castrado pelo exército britânico durante a revolta Mau Mau. Outros dois octogenários também prestarão depoimento. Uma quarta testemunha original do processo morreu antes de ir à Corte.

Martyn Day, advogado dos quenianos, disse hoje que o que aconteceu no país africano é uma “história aterrorizante”. “Ela é, no entanto, precisa ser contada porque nós, britânicos, precisamos aprender com o passado”, continuou. “Se nossa causa tiver sucesso ela valerá muito dinheiro, mas o que esses idosos quenianos querem é um pedido de desculpas”, sublinhou.
O governo britânico inicialmente tentou bloquear o processo. Em recurso apresentado à Justiça, afirmou que o caso deveria ser de responsabilidade do governo queniano. Não obteve sucesso. “Desde o início, eles (os quenianos) ofereceram ao governo britânico uma maneira de resolver o caso, mas até agora a porta foi fechada na cara deles”, afirmou Day.

A revolta Mau Mau

O Quênia, hoje um país de 43 milhões de habitantes, ficou sob domínio britânico de 1888 a 1963. Durante a década de 1950, período pós-guerra, o grupo étnico Kikuyu, com cerca de um milhão de membros, entrou em uma escalada de violência contra o governo colonial fortemente armado de Winston Churchill. Morreram 20 mil quenianos e 200 oficiais britânicos.
O termo Mau Mau, segundo historiadores, é um anagrama para Uma Uma, que seria traduzido como “Fora, Fora!” usado pelos Kikuyu, que queriam os britânicos fora de suas terras. Durante o conflito, o Mau Mau era visto como um movimento “tribal” e “selvagem”, até que décadas depois começaram vir à tona documentos, como os do arquivo descoberto pelo The Times, com informações sobre o modo de vida e as demandas dos Kikuyu.
O governo do Quênia reconhece, hoje, os membros do Mau Mau como heróis e heroínas da independência. A celebração ocorre todo dia 20 de outubro, data marcada desde 2010 como Dia dos Heróis.  Uma vitória dos quenianos pode abrir as feridas do império britânico e motivar centenas de outros processos de reparação por tortura e danos no período colonial. Recentemente, parentes de mortos no massacre de Batang Kali, na Malásia, também entraram na Justiça pedindo reparação.
FONTE


Comentarios

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.