(JUNIOR) FAMILIA DE JESUS.

GRAÇA E PAZ

Mateus 12: 47 Alguém lhe disse: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e procuram falar-te. 48 Mas ele respondeu ao que lhe falava: Quem é minha mãe, e quem são meus irmãosí 49 Estendendo a mão para seus discípulos, exclamou: Eis minha mãe e meus irmãos 50 Pois aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe.
Podemos pensar que Jesus assim o fizera porque fora rejeitado pela própria família, então Ele fala de uma nova parentela espíritual.       Observamos que os parentes D’ele não manisfestam compreensão alguma ao seu ministerio, querendo chamá-lo para fora.       Jesus não veio para destruir as relações terrenas, mas resguarda-las; veio também para mostrar que as relações espirituais são soberanas; Ele não despreza sua mãe, mas põe em primeiro lugar o Seu Pai.
A interrogação de Jesus: «Quem é minha mãe e quem são meus irmãosí» deve ter causado um sobressalto nos ouvintes. Para poder entendê-la corretamente, era preciso pensar como ele.

O serviço ao Reino exigiu de Jesus uma ruptura dramática dos laços familiares, difícil de ser entendida pela sociedade da época. O sentido da solidariedade era muito agudo no mundo bíblico. E a solidariedade, no interno da família, era indispensável para a sobrevivência, seja no nível humano seja no nível social. A perda do referencial familiar redundava na perda da identidade social. Portanto, a ruptura dos laços familiares eram uma espécie de suicídio. É bem provável que tal atitude fosse raríssima, ou até mesmo inexistente, no ambiente bíblico.

A opção de Jesus decorria da centralidade do Reino de Deus em sua vida. O Mestre estabelecia laços tão profundos entre os que aderiam a ele, a ponto de transformá-los numa grande família. Desta forma, os discípulos podiam considerar-se perfeitamente irmãos, irmãs e mães. Era assim que Jesus se sentia quando estava com eles. Também era assim que deveriam sentir-se quando se reuniam em comunidade, pois pertenciam, agora, com Jesus, a uma nova família. Os laços de sangue ficavam em segundo lugar.

E você, como é teu nível em relação à igreja de Jesus Cristo?
Deus lhe abençoe.
Erasmo Nascimento

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor ingrese su comentario!
Por favor ingrese su nombre aquí