Utilidade Pública para sua saúde!!

8 motivos para você beber mais água


http://www.ubp.edu.ar/todoambiente/ninios/consejos/Agua.jpg



Ela é sinônimo de vida – não é à toa que uma das grandes preocupações do momento é a preservação desse líquido cada dia mais precioso.  Economizar água é palavra de ordem da nossa era.  Só não vale para um caso: hidratar seu corpo.  Esta reportagem vai convencê-la a virar mais um copo já!

por Kátia Cardoso fotos Marcelo Correa

A Terra é conhecida como planeta água, tamanha a quantidade desse recurso natural, que ocupa cerca de 70% da sua área.  O incrível é que nós também somos formadas por esse líquido na mesma proporção.  «A água tem muitas funções no organismo, como manter nossa temperatura e irrigar tecidos», diz a nutricionista paulistana Luciana Setaro, mestre em nutrição pela Universidade de São Paulo e doutoranda em ciência dos alimentos.  Um tecido bem irrigado significa, na prática, pele e cabelo maravilhosos.  Para ajudá-la a manter a corpo e a saúde em dia, destacamos oito motivos que fazem da água uma das suas melhores amigas.

1 – facilita a digestão A água ajuda na formação de enzimas (substâncias que facilitam as reações químicas no organismo) e também da saliva e do suco gástrico, que atuam na digestão.

2 – combate o inchaço Sem uma hidratação adequada, o volume de sangue diminui.  Assim, as vitaminas e os minerais que ele carrega demoram mais tempo para chegar às células e, conseqüentemente, na pele e nas extremidades como cabelo e unhas.  Por outro lado, bem hidratada, sua pele fica bonita e seu cabelo e unhas fortes.  Além disso, com uma boa irrigação, o organismo não retém sódio – responsável pelo inchaço.

3 – reduz infecções Ao se manter hidratada, você assegura que seu corpo será bem nutrido pelo sangue.  É ele também que transporta minerais, como o ferro – importante para fortalecer as defesas do organismo.

4 – regula a temperatura Por meio da transpiração, a água evita que o organismo entre em colapso com alterações bruscas de temperatura e faz com que ele se adapte ao ambiente.

5 – turbina a performance na malhação O melhor desempenho em atividades físicas ocorre porque as fibras musculares «ficam azeitadas», deslizando com mais facilidade, o que reduz o risco de cãibras e de contusões.

6 – desintoxica e previne a celulite Grande parte das toxinas é expulsa do nosso organismo por meio da urina e do suor.  Por dia, eliminamos 1 litro e meio de urina e o equivalente a um copo de água na transpiração.  Se não houver hidratação suficiente, esse processo – e a sua saúde!  – fica comprometido.  A água amolece as fezes, facilitando a eliminação delas.  Todo esse conjunto, aliado à melhora na circulação sanguínea, acaba prevenindo o aparecimento de celulite.

7 – ajuda a emagrecer Isso acontece principalmente quando ela é consumida junto com fibras solúveis, encontradas, por exemplo, nas frutas e na aveia.  Em contato com a água, as fibras incham como uma esponja e dão sensação de saciedade.   A água também pode «enganar» temporariamente o estômago com sua presença, mas, como ela não sofre digestão e absorção, essa sensação passa rapidamente e a fome reaparece.

8 – melhora a absorção dos nutrientes Vale lembrar que é o sangue que carrega a glicose e outros nutrientes para as células, alimentando-as.  E só uma hidratação adequada garante o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes.  Além disso, para serem absorvidos, eles precisam da água.  É o caso das vitaminas C e do complexo B, que reforçam nossas defesas.

COMPRE COM CONSCIÊNCIA E RECICLE SEMPRE Lembre-se de que a produção de 1 quilo de garrafas PET (do tipo que armazena água mineral e refrigerantes) demanda 17,5 litros de água e libera no ar 2,3 quilos de gás carbônico – um dos responsáveis pelo efeito estufa.  Além disso, a água engarrafada é transportada por caminhões que também liberam gás carbônico no meio ambiente.

O que a água tem?

As águas minerais disponíveis no mercado contêm nutrientes com propriedades terapêuticas.

Zinco: auxilia na cicatrização Ferro: turbina as defesas do organismo Cálcio: fortalece ossos e dentes Sódio e potássio: ajudam no funcionamento de músculos e no metabolismo Cloretos: mantêm o equilíbrio hídrico Lítio: afasta a insônia e atua sobre o sistema nervoso central Silício: deixa o organismo mais forte contra infecções Magnésio: atua no crescimento dos tecidos COMUNS, GOURMETS OU FLAVORIZADAS: QUAL ESCOLHER?

Basta uma ida rápida ao supermercado para você se deparar com vários tipos de água – incluindo as com sabor ou flavorizadas (do inglês flavor, sabor).  Com leve gosto de frutas como limão, laranja, pêssego e maracujá, não têm açúcar ou calorias.  «Apostando na variedade e na sofisticação das águas, alguns restaurantes já oferecem uma carta com sugestões para harmonizá-las com o vinho e a comida», diz o paulistano Renato Frascino – primeiro sommelier de águas do país.  Para facilitar a sua escolha, ele faz uma divisão por categorias – comum, gourmet e flavorizadas – e dá dicas para você arrasar no próximo jantar com seu gato.  Um detalhe: bebendo água, você ingere menos vinho e menos comida.  Portanto, engorda menos também.

AS COMUNS Próprias para o consumo diário, contêm ou não gás.  Também podem ser usadas na preparação de sucos.  Algumas opções: Schincariol, Aquarel, Petrópolis, Minalba, Crystal.

AS GOURMETS Acompanham bem pratos mais elaborados e ajudam na digestão.  Algumas opções: São Lourenço, Prata, Ouro Fino e as importadas Perrier e Panna.

AS FLAVORIZADAS Ideais para quem não gosta de água pura, substituem os refrigerantes nas festas e caem bem com refeições mais leves.  Exemplos no mercado: Aquarius, Via Natural.

Não gosta desse líquido?  Experimente…

• Apelar para os refrescos (mistura de suco, água e açúcar).  É melhor tomar uma limonada do que a versão concentrada de suco, que acaba roubando água do corpo para ser diluído e depois absorvido.

• Se preferir, use ervas ou mesmo pedaços de frutas para «saborizar» naturalmente sua água.

• Dê um tempo nos refrigerantes, principalmente os tipo cola, que reduzem a absorção de cálcio pelo organismo o que, no futuro, pode levar a doenças como osteoporose.  Vale lembrar que o mineral fortalece dentes e ossos.

• Investir na água mineral flavorizada.  Mas prefira as versões sem gás.  É que o gás carbônico não tem função no aparelho digestivo.  «Essa versão não é indicada para quem tem gastrite ou problemas estomacais, pois pode dar a sensação de estufamento», fala Vivianne de Sousa Rocha, nutricionista e mestranda em Ciência dos Alimentos, pela Universidade de São Paulo (USP).

• Apostar nas águas que oferecem algo mais, as funcionais.  Elas estão fazendo o maior sucesso na Europa, ainda são raras por aqui.  Um exemplo entre nós é a Water Plus, disponível nos sabores uva (com fibras), maracujá (tem camomila e passiflora, calmantes naturais) e pêssego (possui zinco e ácido fólico na formulação, excelentes para o sistema imunológico).


Devocionales Cristianos www.devocionalescristianos.org

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor ingrese su comentario!
Por favor ingrese su nombre aquí