A Grande Controvérsia 2012-07-17 01:59:00

Brasil e EUA terão grupo para acabar com vistos

Brasil e Estados Unidos assinaram hoje uma declaração para instalar um grupo de trabalho visando a isenção da exigência de visto para viajar de um país ao outro
O grupo deverá se reunir até novembro em Washington. 
Não há prazos especificados para que a exigência caia. O texto diz seguir a diretriz dada no encontro entre os presidentes Barack Obama e Dilma Rousseff, ocorrido em abril em Washington.
A declaração foi assinada pelo chanceler Antonio Patriota e a secretária de Segurança Interna dos EUA, Janet Napolitano, em Brasília. Ela deixa claro que não há nenhuma obrigação em atingir a dispensa, mas que a ideia é buscar adequar as leis brasileiras e americanas sobre o tema.
MUDANÇAS
Anunciado no final de abril, o novo sistema de vistos para os EUA criou dois postos para entrega de documentação em São Paulo: um na SaúdeA (zona sul) e outro em Pinheiros (zona oeste).
Antes, o candidato tinha que ir direto ao consulado. Agora, o processo foi dividido em duas etapas: primeiro, ele agenda via internet a ida a um dos postos, onde tira impressões digitais, foto e entrega a documentação. A segunda fase consiste na entrevista no consulado, no dia seguinte à ida a um dos postos.
A divisão foi criticada por candidatos ao visto, especialmente os de fora da cidade, que agora precisam ir duas vezes a uma representação dos EUA, o que pode significar mais um dia de hospedagem em São Paulo.
Na avaliação do consulado, o novo sistema traz mais vantagens do que transtornos.
O plano dos Estados Unidos é dar conta da demanda de visitantes brasileiros. O pedido de vistos aumentou 56% em março em relação ao mesmo período de 2011.
ATRASOS
Após as mudanças no esquema de pedidos de vistos, alguns atrasos ocorreram na entrega de passaportes, cujo prazo normal é de dez dias.
O novo sistema prometia ser mais ágil e moderno, principalmente na parte de envio do passaporte, já que forneceria um número de rastreamento pelo qual o solicitante poderia acompanhar o processo.
O tempo de espera para agendamento caiu, mas houve casos de atrasos de até 40 dias na entrega, e pessoas que precisaram viajar no período recorreram à PF e pediram passaportes de emergência –que custam mais e duram menos que os tradicionais.
No dia 28 de junho, o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo anunciou já ter entregue todos os passaportes brasileiros que estavam retidos por conta dos atrasos.
FONTE


Comentarios

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.