Genética

Procura-se barriga de aluguer para clonar Neandertal

por Susana Salvador – Hoje
Exposição no Museu do Neandertal, na Croácia, recria o dia a dia dos antepassados do Homem
Exposição no Museu do Neandertal, na Croácia, recria o dia a dia dos antepassados do Homem Fotografia © Nikola Solic / Reuters

O geneticista George Church, da Harvard Medical School, diz ser capaz de clonar um homem de Neandertal, extinto há mais de 30 mil anos, a partir de ADN extraído de fósseis. Só precisa de uma «mulher aventureira».

«Já consegui extrair ADN suficiente de ossos fossilizados para reconstruir o ADN da espécie humana há muito extinta. Agora, só preciso de uma mulher aventureira», afirmou o professor norte-americano à revista alemã ‘Der Spiegel’.
O geneticista argumenta que é possível introduzir partes do genoma do homem de Neandertal, um dos antepassados dos humanos, em células estaminais e criar um feto que seria implantado no útero de uma mulher. «Tudo depende de uma série de factores, mas acredito que é possível faze-lo», acrescentou.
Church, de 58 anos, ajudou a lançar o Projeto do Genoma Humano, que mapeou o ADN dos seres humanos.
«Conseguimos clonar todo o tipo de mamíferos, por isso é muito provável que conseguíssemos clonar um humano. Porque é que não o poderíamos fazer?», questiona o professor. Na maioria dos países, a clonagem humana é crime.
«Os neandertais podem pensar de forma diferente da nossa. Sabemos que tinham um crâneo maior. Podem até ser mais inteligentes que nós», acrescentou Church na entrevista.
FONTE

Comentarios

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.