(JUNIOR) O PODER DA NOSSA FALA

no mail with banners

O Poder da Nossa Fala
Texto de  Tiago Barbosa
 
Graça e Paz          
 
Amados, no plano original de Deus, a fala deveria ser um dos maiores dons já concedidos a nós por Ele. Quando bem empregada, ela deveria ser uma bênção tanto para o nosso próximo como para Deus. Com ela louvamos a Deus por seus feitos e aumentamos a nossa fé quando pronunciamos louvores de gratidão (experimente pensar no que Deus fez por você e pronunciar o que Ele lhe fez para notar que existe uma grande diferença no efeito produzido em você), e com ela edificamos e damos ânimo ao nosso próximo. Veja o que o salmista diz a respeito do plano original de Deus para a fala: ?Eu sempre darei graças a Deus, o Senhor; o Seu louvor estará nos meus lábios o dia inteiro. Eu O louvarei por causa das coisas que Ele tem feito; os que são perseguidos ouvirão isso e se alegrarão.? (Salmo 34:1, 2  – ARA)
           
 
Com a advento do pecado, a nota dissonante da melodia divina, o emprego da fala teve outros objetivos além dos do plano de Deus. Veja o que Tiago diz com relação a isso: ?Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procede a bênção e a maldição. Meus irmão, não pode ser assim!? (Tiago 3:9,10 ? NVI) Tiago não se conformava com o mal emprego da fala na sua época, até porque ele sabia que a mesma exterioriza o que foi maquinado no coração.
           
 
E Tiago não estava errado. Pesquisas científicas comprovam que a fala é o meio verbal pelo qual exteriorizamos pensamentos e imagens de nossa mente. Portanto, devemos tomar mais cuidado com o que alimentamos nossa mente. Quando nossa mente está cativa à soberania do Senhor, os pensamentos elevados pela Sua presença, e o nosso falar, criam no ambiente em que estamos um local acolhedor e edificante, no qual atuaremos como testemunhas vivas do amor de Deus e como guia de pecadores para Cristo.
           
 
Mas quando alimentamos nossa mente com os frutos da carne, nossas palavras ?ferirão como espada.?(Prov. 12:18) E por meio de línguas não submissas à vontade de Deus e que se apressam para o mal é que muitos relacionamentos são rompidos na Igreja, muitos novos converso se apostatam e muitos freqüentadores de Igreja estão destinados ao fogo eterno.
           
 
O nosso falar é o testamento da nossa alma e é o que define um genuíno cristão de um mero freqüentador de igrejas. É sabendo desde o início dos tempos o real ?peso? do nosso falar, é que Deus, p or meio de homens santos, deixou-nos instruções bem claras a respeito deste assunto. Eis algumas delas:
           
 
?O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam responder a cada um.? (Colossenses 4:6 ? NVI)
           
 
?A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida despe rta a ira.? (Provérbios 15:1 ? NVI)
           
 
?Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas o que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que Deus conceda graça aos que ouvirem.? (Efésios 4:29 ? NVI)
           
 
?Irmãos, não falem mal um dos outros. Quem fala c ontra seu irmão ou julga seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz.? (Tiago 4:11 ? NVI)
           
 
?Eu disse: vigiarei minha conduta e não pecarei em palavras; porei mordaça em minha boca enquanto os ímpios estiverem em minha presença.? (Salmo 39:1 ? NVI)
           
 
?Guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança.? (Salmo 34:13, 14 ? NVI)
           
 
Diante do exposto aqui, se quisermos tornar nossa mente e, conseqüentemente nosso falar, cativos à soberania de Deus, devemos a cada dia tomar a oração de Davi como sendo a nossa: ?Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a Ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador! Também guarda Teu servo dos pecado intencionais; que eles não me dominem! Então eu serei íntegro, inocente de grande transgressão.? (Salmo 19:14, 13 ? NVI)
           
 Que Deus nos abençoe!
 
 

CCJUNIOR
Entrar no grupo: ccjunior-subscribe@yahoogrupos.com.br    
Sair do grupo: ccjunior-unsubscribe@yahoogrupos.com.br      
Proprietário da lista: ccjunior-owner@yahoogrupos.com.br  
Link relacionado:http://www.ccgospel.kit.net     
 

 

 
 

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor ingrese su comentario!
Por favor ingrese su nombre aquí